quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Brasileiros Naturalizados no Mundial de Futsal



Neste mundial de futebol de salão - recuso-me ainda a dizer “futsal’ - que se realiza atualmente no Brasil, os prognósticos apontam para uma final entre Brasil e Espanha. Não sei se sabem, mas a Espanha é a atual bicampeã mundial e, nas duas últimas ocasiões em que enfrentou o Brasil, venceu. A curiosidade é que, em ambas oportunidades, valeu-se da preciosa ajuda de brasileiros naturalizados, como Daniel e Marcelo, para derrotar nossa brava seleção “canarinho”.


Não tenho nada contra a decisão de jogadores brasileiros que, emigrados para a Espanha ou para outros países, resolvem se naturalizar – trata-se de uma decisão de cunho pessoal. E se, fora do Brasil, eles têm melhores condições de trabalho e de vida, quem pode condená-los? Mas mesmo assim não me deixa de causar certa estranheza e algum desapontamento ver o número de brasileiros jogando por outros países, como Itália, Rússia, etc, quando poderiam estar aqui ajudando no desenvolvimento do nosso futebol de salão. No caso da Itália, quatorze brasileiros jogam na seleção! Afinal, é ou não é uma seleção italiana? Hoje mesmo, o Globo divulgou um dado impressionante: 33 dos 56 jogadores que participam das semifinais do mundial - entre Brasil x Rússia e Espanha x Itália - que se realizam hoje, são brasileiros de nascimento!!


Questiono até que ponto estes jogadores têm ou não identificação com seus "novos países". Não vou entrar na seara de exigir que saibam cantar o hino porque aí é covardia, já que muitos dos nossos craques também não sabem. Mas resolvi fazer um pequeno teste: questionários dirigidos aos jogadores brasileiros naturalizados das seleções da Espanha, da Rússia e da Itália que têm por objetivo verificar o quanto eles estão familiarizados com a cultura de seus novos países e se, realmente, já largaram o arroz e feijão pela paella, lasanha ou a salada russa.
Gostaria que qualquer programa humorístico como CQC ou Pânico realizasse este breve exame com nossos bravos brasileiros que decidiram defender outras bandeiras. Pelo nível de acerto poderemos medir o quanto já estão adaptados às suas novas culturas.

Seguem os questionários:

Para os brasileiros que jogam na Espanha:

1. Quem foi Miguel de Cervantes? ( ) Craque do futebol de salão espanhol nos anos 70. ( ) Um famoso escritor. ( ) Ex-goleiro da seleção espanhola de futebol, oriundo da cidade de Cervantes, na região da Andaluzia.

2. “Guernica” é: ( ) O apelido de uma famosa rainha da dinastia Bourbon. ( ) O nome de uma tela famosa de Picasso, alusiva a uma cidade espanhola bombardeada por nazistas. ( ) O sobrenome de uma conhecida cantora de flamenco dos anos 80.

3. Dom Quixote e Sancho Pança são: ( ) os nomes de uma famosa dupla de atacantes do Real Madri dos anos 50. ( ) personagens da literatura espanhola. ( ) popular dupla sertaneja da música flamenca.

Para os que jogam na Rússia:

1. Quem foi Pedro, “o Grande?” ( ) Imperador Russo. ( ) Ator russo de filmes pornográficos. ( ) Brasileiro que atuou no futebol russo na década de 70, cuja altura atinge mais de 1,90m.

2. Rudolf Nureyev foi: ( ) Um importante chanceler da ex-União Soviética. ( ) Bailarino Russo. ( ) Centroavante da Rússia na Copa de 90.

3. “Guerra e Paz” é o nome de: ( ) Um famoso livro da literatura russa. ( ) Lema dos revolucionários bolcheviques durante a Revolução Russa de 1917. ( ) Programa de Televisão com Marcos Pasquim e Daniele Winitts, de grande audiência na Rússia, transmitido pela Globo Internacional.

Para os que jogam na Itália:

1. Quem foi Leonardo da Vinci? ( ) Famoso centroavante da Juventus que, em uma só partida contra a Fiorentina nos anos 40, marcou vinte gols, ganhando então o apelido “Da Vinci” que, em português, significa “dá vinte”. ( ) Importante artista e cientista do Renascimento, autor de pinturas, esculturas e outros legados célebres no campo das artes e da ciência. ( ) Lendário galã de filmes pornôs italianos que pela sua capacidade de atingir vinte orgasmos numa só noite, ganhou este apelido.

2. O nome da equipe de Fórmula 1 Ferrari é alusivo a: ( ) Uma cidade do interior da Itália, onde foi fundada a primeira fábrica da empresa. ( ) O sobrenome do "Comendador Enzo Ferrari", fundador da equipe. ( ) Nome de uma raça de cavalo italiana que inspirou a logomarca da equipe, com a figura do cavallino rompante (cavalinho rompante).

3. Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini foram: ( ) Zagueiros da seleção italiana, campeã em 1982. ( ) Compositores de óperas. ( ) Famosos criminosos integrantes da Cosa Nostra, máfia italiana da ilha da Sicília. ( ) Dupla Sertaneja brasileira, descendente de italianos e de grande sucesso na Itália.


P.s: Depois, se necessário, coloco aqui um post com o gabarito..rs.


Nenhum comentário: