segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cidade Cosmopolita


Viver nas cidades grandes tem muitas desvantagens. Em se tratando do Rio de Janeiro, a questão da violência vem logo à cabeça de todos. Embora pessoas como eu, que vivem na cidade, saibam que a questão da violência existe – e é séria – mas não chega às beiras do que é aventado às vezes pela imprensa. Conheço pessoas que nasceram e que vivem até hoje no Rio que já foram assaltadas, e mais de uma vez. Mas também conheço muitos “cariocas da gema” que nunca foram assaltados.
Mas voltando ao que estava dizendo, apesar de algumas desvantagens, viver numa cidade grande, especialmente como o Rio, também tem pontos positivos. Um deles é a variedade de opções para sair à noite. Estávamos eu e minha mulher pensando no que iríamos fazer no sábado e resolvemos assistir a uma peça de teatro. Ficamos indecisos diante de mais de vinte opções de boas peças, até ao final optarmos por uma (ver posts seguintes). Para quem aprecia vida cultural, viver no Rio é um “prato cheio”: simplesmente não dá para falar num post sobre tudo o que há de cultura para “consumir” por aqui.
Outro aspecto vantajoso de se viver em cidades grandes consiste na mentalidade mais cosmopolita das pessoas que nela vivem: poucos sabem da sua vida e o anonimato é uma prerrogativa invejável. Há menos provincianismo e as pessoas se preocupam mais com suas vidas do que com as dos outros. Além disso, tendem a ter mentes mais abertas pela diversidade de opções culturais e o contato contínuo com culturas de todo o país e todo o mundo. Neste fim de semana mesmo, a cidade foi marcada no domingo por três grandes eventos: a Meia-Maratona na parte da manhã (pela orla da cidade), a Procissão de Nossa Senhora Aparecida na parte da tarde (no Centro), e a Parada Gay no final de tarde e início da noite (em Copacabana). Quantas cidades podem abrigar num mesmo dia eventos tão diferentes entre si, com tantas “tribos” envolvidas? Fonte da imagem: http://baixaki.ig.com.br/imagens/wpapers/BXK16883_orla-de-copacabana-rio-de-janeiro800.jpg.

2 comentários:

Gabriela Matarazzo disse...

Ai Carlo... meu sonho é conhecer o Rio! Deve ser sensacional!
Viver no interior tbm tem suas vantagens, mas em relação a variedades de programações isso é zero. Em compensação fiquei uma semana na casa da minha irmã q mora em SP, e me diverti demais. De segunda a segunda, qualquer lugar q vc imaginar está aberto e cheio de gente! A energia positiva é contagiante!!

Carlos Maurício Ardissone disse...

Gabi, quando vier ao Rio, não se esqueça de me avisar que vou te dar umas dicas legais, fora do circuito tracional de turistas (Cristo redentor, Pão de Açucar, etc)! Seguramente, morar no interior oferece muitas vantagens também. Acho que as pessoas são mais receptivas e prestativas e há mais segurança e tranquilidade para criar os filhos.