quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Filmes Musicais: uma fórmula atemporal?


Neste último fim de semana, fui assistir "Mamma Mia" no cinema. Para quem não ouviu falar, trata-se de uma adaptação para a "telona" de um musical do teatro que estreou em Londres em 2001, tendo feito grande sucesso. A fórmula é simples: com o auxílio de sucessos musicais de uma determinada época - no caso do "Mamma Mia", os do ABBA, grupo sueco dos anos 70 - é construído um roteiro em que aquelas músicas são inseridas, ajudando a conferir sentido à história. Achei o filme divertido, mas notei algumas pessoas rindo quando a Meryl Streep, o Pierce Brosnan ou qualquer outro ator soltavam a voz e faziam expressões faciais mil enquanto cantarolavam.
Acho que o público de cinema desaprendeu um pouco a apreciar musicais. Este genêro, tão popular nas décadas de 1930 a 1950, e que legou à história do cinema filmes inesquecíveis como "Cantando na Chuva" (foto em destaque), "Um Americano em Paris" e "Sete Noivas para Sete Irmãos", entre outros, além de artistas maravilhosos como Gene Kelly, Fred Astaire, Ginger Rogers, Judy Garland, Nelson Eddy e Jeanette MacDonald, parecia fazer mais sentido em épocas em que as pessoas iam ao cinema basicamente à procura de fantasia. Há os que pensam que "New York, New York", "Os Embalos de Sábado à Noite" e "Grease" (todos do final dos anos 70) foram o último "grande suspiro" dos musicais no cinema. Na década de 80, houve alguns sucessos esporádicos, como Fama, Flashdance, Footloose e Dirty Dancing, mas em nenhum destes filmes os atores cantavam, havia apenas uma boa trilha sonora e dança. Depois disso, Woody Allen tentou ressuscitar a fórmula dos atores cantando com "Todos Dizem Eu te Amo", de 1996 (ótimo filme), isto sem contar o malfadado "Evita", com Madonna, sem diálogos e só com músicas, lançado no mesmo ano. Terão os musicais saído definitivamente da moda ou as pessoas voltarão a buscar no cinema um refúgio da realidade, um mergulho deliberado na fantasia? O sucesso internacional de "Mamma Mia" pode ser indicativo da retomada de um genêro tão desprestigiado nas últimas duas décadas? O público infantil já se deixou cativar com "High School Musical" e outras produções. E vocês adultos? O que acham dos musicais? Fonte da imagem: http://media-2.web.britannica.com/eb-media/38/93438-004-3CD33F3C.jpg.

2 comentários:

Gabriela Matarazzo disse...

Oi Carlos!
Ainda não vi "Mamma Mia", mas to louca pra assistir! Saiu uma matéria na Época que eu achei bem interessante e tbm vi o trailler e gostei! Não sou fã 100% do ABBA, mas gosto do seu trabalho. Enfim, quero muito ver o filme! Até porque adoro cinema!
Eu amo musicais! E "Cantando na Chuva" é incomparável! Vc esqueceu de citar "Chicago" e "Moulin Rouge", que tbm são mto bons! E particularmente eu odeio Evita! heehe
Adorei esse post!
bjosssss

Carlos Maurício Ardissone disse...

Boas lembranças Gabriela, havia me esquecido!